Aprenda

  • Aprendizagem Baseada em Problemas

 Para promover a contextualização dos conteúdos e motivar os usuários, optou-se pelo método de “Aprendizagem Baseada em Problemas”. Este método tem como objetivo apresentar um problema como ponto de partida, para que então o aluno vá de encontro aos conteúdos e ferramentas dispostos nos recursos de ensino e aprendizagem (REA). A intenção é possibilitar interesse e autonomia do estudante para que este busque soluções não apenas no material apresentado nos REAs, mas também fora dele, construindo um debate sobre o tema abordado. Esta característica vai de encontro ao fator colaborativo do TEAR_AD, possibilitando interações e trocas de conhecimento entre os usuários.

  • Metodologia para o desenvolvimento de REAs

Para o desenvolvimento dos Recursos de Ensino e Aprendizagem que integram a plataforma TEAR_AD, elegeu-se a metodologia INTERA de criação de objetos de aprendizagem desenvolvida pela Universidade Federal do ABC.

As etapas sugeridas pela metodologia INTERA são:

  • Contextualização: definição do contexto pedagógico onde o REA deverá ser aplicado. Recomenda-se que essa seja a primeira etapa a ser iniciada. Pois é necessário conhecer bem em que condições e qual o público alvo do REA. Exemplos de informações dessa etapa: ementa em que o curso se encaixa, descrição do público alvo, modalidade de ensino, objetivo de aprendizagem, possibilidade de ser utilizado por pessoa portadora de deficiência (acessibilidade), cenário e contexto em que ele se apresentará etc. O principal artefato dessa etapa é o documento contextualização. Requisitos: levantamento do que se espera do REA, suas características técnicas e pedagógicas. Nesta etapa, são gerados os principais artefatos e o professor deve atuar fortemente nesse momento.
  • Design ou Arquitetura: envolve a análise dos requisitos que resultará no esboço (ou rascunho) do REA. Nesta etapa, também são definidas as tecnologias mais adequadas para o desenvolvimento do OA e os padrões a serem adotados. Também nessa etapa são definidos os componentes de reuso.
  • Desenvolvimento: é nessa etapa que o objeto de aprendizagem e todo o seus componentes de reuso (manual do usuário, instalação, guia de edição, etc) são desenvolvidos.
  • Testes e Qualidade: realização de validações das características técnicas (incluindo acessibilidade e usabilidade) e parte das características pedagógicas levantadas nas etapas anteriores. Verificação da qualidade também é uma atividade importante dessa etapa.
  • Disponibilização: etapa em que é realizada a disponibilização (ou publicação) do recurso, da documentação de uso e instalação em repositórios.
  • Avaliação: é a aplicação do objeto em sala de aula, com o objetivo principal de avaliar seu aprendizado.
  • Gestão de projetos: Esta etapa perpassa por todo o processo e representa a execução das funções do coordenador acompanhando e analisando os custos, cronograma e os envolvidos.
  • Ambiente: Esta etapa é responsável por controlar o ambiente técnico em que o REA está sendo desenvolvido, como por exemplo, a realização de backups e controle de versionamento.

(BRAGA; PIMENTEL; DOTTA, 2013)