Disponibilizar uma estrutura de conceitos e técnicas de modelagem paramétricas associadas a geometria das superfícies matemáticas empregadas na arquitetura contemporânea.
Ao final da aprendizagem o usuário deverá ser capaz de avaliar o impacto da geometria da insolação sobre o ambiente edificado através de simulações.
Objetivo
Ao final da aprendizagem o usuário deverá ser capaz de compreender a influência das variáveis ambientais e humanas que definem a sensação de conforto térmico.
Habilidades Desenvolvidas
Extrair e interpretar dados de temperatura, umidade e velocidade do vento de tabelas climáticas.
Interpretar dados e resultados das equações de conforto segundo Fangner.
A colaboração intensa entre os membros da equipe de projeto é uma das principais premissas do BIM.
Este objeto de ensino-aprendizagem traz um jogo de tabuleiro baseado no Modelo de Colaboração BIM3C
que faz uso de elementos de coordenação, cooperação e comunicação para a percepção
do processo colaborativo.
O material, composto por um conjunto de mapas conceituais relacionados, busca explicitar os conceitos geométricas e as técnicas que suportam a modelagem paramétrica da superfície do Aeroporto, a partir de referenciais da área da matemática, da geometria e da gráfica digital aplicada à arquitetura.
Reconhecer o espaço digital como espaço para gerar e transformar a forma arquitetônica, a partir da adoção de referenciais teóricos e metodológicos advindos do próprio contexto de Arquitetura.
- Reconhecer, por meio da representação da classe de superfícies curvas, as técnicas de modelagem paramétrica e o conceito de parametrização.
Reconhecer o espaço digital como espaço para gerar e transformar a forma arquitetônica, a partir da adoção de referenciais teóricos e metodológicos advindos do próprio contexto de Arquitetura.
Modelar terreno e criar a forma de um edifício com níveis.
O objetivo é realizar a orçamentação de uma edificação do CRAS (Centro de Referência para Assistência Social) do Governo do Estado de Santa Catarina, com o uso de uma ferramenta BIM 5D, e propor estratégias para uso em sala de aula.
Apresentar o funcionamento das ferramentas modelagem paramétrica e simulação computacional de maneira prática e instrutiva, assim como auxiliar na construção do raciocínio lógico para a programação paramétrica.
Reconhecer o espaço digital como espaço para gerar e transformar a forma arquitetônica, a partir da adoção de referenciais teóricos e metodológicos advindos do próprio contexto de Arquitetura.
Ao final da aprendizagem o usuário deverá saber realizar simulações de insolação de modelos no software Revit.
Criar a modelagem conceitual de um edifício através dos recursos de massa do software Revit, utilizando o método de extrusão, explorando os aspectos formais.
Reconhecer o espaço digital como espaço para gerar e transformar a forma arquitetônica, a partir da adoção de referenciais teóricos e metodológicos advindos do próprio contexto de Arquitetura.
Com o objetivo de possibilitar a aprendizagem do processo de projeto, com base no modelo de Lawson (2011) composto pelas fases de análise, síntese e avaliação, este objeto de aprendizagem trabalha a relação entre Problema/Solução pelo modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais (LEITE, 2017).
Ao final da aprendizagem o usuário deverá compreender o funcionamento de proteções solares.
Apoiar disciplinas projetuais utilizando a gamificação por meio da negociação de ideias como ferramenta de aprendizagem e conexão de saberes.
Ao final da aprendizagem o usuário terá conhecimento dos processos de modelagem paramétrica, simulação luminosa e algoritmos evolutivos e suas aplicações no campo da arquitetura e eficiência energética.